Minha filha, ontem, queria assistir ao jogo do Flamengo no YouTube. Entretanto a FlaTV limitou a difusão apenas ao Brasil. Como a identificação do país ocorre pelo endereço de IP, era preciso que houvesse um túnel de rede.
O túnel de rede chama-se, tecnicamente, como proxy ou VPN (rede virtual privada). Na internet existem vários gratuitos. No windows 10 a configuração é super simples. Precisei testar uns 15 servidores até ter sucesso, mas ela assistiu.
Procurar um proxy é simples. O Google te retorna mais de 10 milhões de resultados de sítios que possuem pelo menos uns 20.

A configuração no windows 10 é totalmente descomplicada e fácil de ativar e desativar. Depois que usar, não esqueça de desligar por sua segurança.


Configurou, assistiu, mas e agora?
Agora a segunda questão: É seguro?
Não. Não há nada que impeça que seus dados não serão armazenados e que a informação seja usada contra você no futuro, afinal, se o pacote de dados que trafega do seu computador com os sítios passam por um intermediário, o que o intermediário faz, é uma incógnita.
Enquanto estudava para escrever esse artigo, tive o aconselhamento de usar softwares gratuitos para portáteis, como o Tunnel Bear e o VPN.lat.
Particularmente, quando falamos de portáteis, estamos a falar de um dispositivo que provavelmente possui as suas informações mais sensíveis, que acede sua conta de e-mail pessoal e até corporativa, que mantém fotos, anotações, seus contatos e até suas conversas.
Fiz um teste no telemóvel, essa semana, com a instalação de um aplicativo que captura pacotes de rede transmitidos (tPacketCapture), que funciona semelhante ao software tcpdump usado em plataformas windows e linux. Sem navegar nada, o pacote só cresce sozinho. Por 2 minutos, por exemplo, o arquivo de pacotes já possuía mais de 3 megabytes e, depois de analisá-lo com o Wireshark, descobri até que o aplicativo da Moovit se conecta com a internet sem que você o use. A última vez que utilizei-o foi em 2019.
Mas existe solução segura? Sim.

A melhor solução, e mais segura, seria você ter o seu próprio servidor de túnel (mas é papo para um outro artigo). Mas se precisar acessar de países diferentes, os túneis pagos por assinatura são as melhores opções no custo-benefício porque a qualidade de conexão e o é armazenado (ou não) é garantido pelo fornecedor.
A outra vantagem que as pessoas usam túneis é pela capacidade de realizar compras em outros países com moeda local.

Carioca, arquiteto de soluções e desenvolvedor de software desde 1996. Atualmente moro em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.
“Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby.
The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.”