Experiência do Usuário
no Windows 10:


Capítulo: Limpando a barra


Bom, para aproveitar uma promoção da Positivo Keys na montagem de um ambiente novo, comprei mais uma licença do windows para uma máquina velha de guerra e fiz o tradicional zera tudo para substituir um Windows 10 Home por um Windows 10 Professional.

Como já tem muito tempo que comentei sobre a experiência de usuário do Windows 10, achei por bem limpar a barra dele.

Muitas horas de trabalho desde a última montagem de ambiente deixaram o carregamento do sistema operacional de 5 segundos para de 10 a 20 segundos (Notebook i5, 1ª geração, SSD, 8GB), em 3 anos.

Experiência interessante…

Não fica muito claro em nenhum lugar ou documentação que para trocar a licença de Home para Professional deva ser um processo completo. Completo no sentido literal, com formatação e tudo mais.

De todo caso, era previsto e não deu para substituir a licença sem formatar. Mas estava na hora, né não?! Além do mais o Windows já estava cheio de remendos do Programa Windows Insider e precisava renovar.

E como um programador faz a remontagem do ambiente de trabalho num piscar de olhos para ter o ambiente todo pronto para o dia seguinte?

Não tem mágica. Tem planejamento prévio… bem prévio.

Há um tempo, estudando, descobri a opção de Gerenciamento de Backup do One Drive, conectado direto pelo Microsoft Passport. Ele sincroniza sua pasta de usuário. Ferramenta importante para a recuperação automatizada do seu desktop de trabalho até momentos antes da formação.

E como faz? Existe uma opção chamada Gerenciar backup que permite que você possa selecionar as pastas que deseja manter sincronizada.

Opção do One Drive que permite o backup automático de arquivos

Para facilitar seu trabalho, o Windows 10 roda um sincronizador de perfil que quando sua conta está vinculada com ao Microsoft Passport, com validação de sua licença, suas informações pessoais de configurações são armazenadas no servidor da Microsoft.

Para que esta sincronização funcione, você precisa somente criar este vínculo ao seu perfil de usuário de instalação do windows e depois de realizar a entrada no aplicativo One Drive e seus arquivos voltarão magicamente.

Vínculo da sua conta local com o Microsoft Passport

Como programador, trabalho sempre com algumas ferramentas à mão e mesmo projetos mexidos do dia que não mereceram um commit ;).

Para que a restauração fosse transparente, o particionamento do “disco” ajudaria na hora de terminar a montagem do ambiente para o dia seguinte, sem a necessidade de backup externo e tempo excessivo gasto com I/O.

No dia seguinte, pela manhã, todo o ambiente estava pronto para um início de trabalho, e agora, com o docker windows rodando perfeitamente, tudo dentro da normalidade esperada.

Anti-virus (Off) Ok
Bluetooth Ok
Docker Ok
G Drive Filesystem (Files) Ok
Lightbox (is not apache) Ok
One Drive (Windows sync) Ok
Skype Ok
Slack Ok

Foi muito simples e prático. Sysprep nunca mais! 🙂

Recomendo este padrão de configuração para a máquina de trabalho do dia-a-dia.

Leave a Reply