O Linkedin hoje é uma das ferramentas mais usadas para quem busca diferenciação na carreira e novos trabalhos. Como foi moldado no paradigma de rede social, os eventos são o gatilho para que você possa ser achado (ou esquecido).
Se você olhar a sua rede de contatos, hoje, verá que 40 a 50% são pessoas de empresas de recrutamento que incluem você para que possa receber (e repassar) os posts deles. Até o seu Like é visto por seus contatos e precisa ser usado com sabedoria e estratégia.
Depois de observar o funcionamento e mudar de estratégia várias vezes, estimei que a maioria dos recrutadores que fazem contato comigo, não estão na minha rede de contatos. Os que estão, só me usam como “marketing de rede”, gratuito.
Para me certificar disso, excluí todos os 55% de contatos de empresas de recrutamento, no meu caso, e, de uma semana para a outra, meu perfil teve um aumento de 300% de visualização e comecei a receber contatos de pessoas que já estavam na minha lista antiga, provando que o algoritmo NOT IN que dispara o evento aos recrutadores é mais funcional quando eles “não te conhecem”.
Faça o teste! É batata! (e comente seus resultados, pf, rs)
Abraço e boa sorte!

Carioca, arquiteto de soluções e desenvolvedor de software desde 1996. Atualmente moro em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.
“Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby.
The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.”