MoneyLog
Quando o tempo me permite, gosto de procurar ferramentas de software realmente simples de utilização e foi em um desses tempinhos que encontrei o MoneyLog. Um gerenciador financeiro pessoal simples, prático e fácil de usar.
Fui usuário do software Microsoft Money que não era o Quicken, mas funcionava muito bem, inclusive com as importações de arquivos ofx como retorno bancário para ajustar os lançamentos. Infelizmente os bancos no Brasil são uma vergonha em dar retorno para os clientes e cada um cria o seu padrão dentro de vários padrões que a Febraban estabelece. Então já viu, não é?! É aquela velha zona nacional que você já conhece em outros burocráticos serviços.
Mas depois do MS Money, passei a usar um software de um amigo (autor também do DiaADia, AllKeys, etc) que era bem completo para lançamentos financeiros, até corporativos, mas acabei optando pela velha planilha eletrônica com cálculos simples e apresentação de resultados.
Até que, hoje, encontrei o MoneyLog e instalei.
O MoneyLog foi criado por Aurélio Vargas como código livre e está disponível para download no seu repositório github. Para efetuar o download, clique AQUI.
Ao terminar o download, descompacte em uma pasta qualquer.
Para executar, basta selecionar o arquivo moneylog.html e abrir com um navegador.
É bem provável que apareça uma interface vazia e para popular com dados de exemplo, sugiro que selecione em “Lançamentos”, a opção “browser (localStorage)” e clique em editar. Com o notepad, por exemplo, localize o arquivo “\sample\data-pt.txt”. Copie e cole o texto de exemplo no Moneylog e selecione Salvar para criar o banco de dados local. Feito isso, aparecerão os dados de exemplo para verificar o funcionamento.
E para usar, é simples, basta usar o recurso de editar da tela de “Lançamentos” e seus dados serão exibidos.
Uma ferramenta muito útil e que pode rodar em qualquer dispositivo que tenha um navegador web instalado, celular, computador, tv, video-game, etc.

Carioca, arquiteto de soluções e desenvolvedor de software desde 1996. Atualmente moro em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.
“Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby.
The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.”