Já ouviu falar em OutSystems?

Segundo a própria fabricante portuguesa:

The OutSystems Platform is a high-productivity platform as a service (PaaS) intended for developing and delivering enterprise web and mobile applications, which run in the cloud, on-premises or in hybrid environments. The current version is 10, for both the paid and unpaid versions – developers are permitted personal cloud environments to use the platform without charge.

Ainda estou no início do estudo mas imagine a capacidade de, a partir de um modelo de dados sólido, e bem construído, gerar um aplicativo pronto.

Em meados de 2005, diante da necessidade de aumentar a produção para gerar aplicativos que atendessem a campanhas de telemarketing específicas da Embratel, cheguei a criar uma ferramenta parecida, em Delphi, que gerava códigos-fonte Delphi para novas aplicações. Era basicamente o mesmo engine, mas bem mais limitado porque não era um projeto e sim uma ferramenta de produção.

A partir do meu modelo de dados, realizava a leitura do dicionário de dados diretamente do banco de dados e gerava automaticamente um novo sistema, com controladores, gerentes de negócio, modelos e views, em Delphi, a partir do schema.

Mas porque será que remeti minha lembrança ao meu engine? Porque a OutSystems resolveu alguns dilemas e criou uma interface pronta para a edição do sistema, bem representado e dividido, facilitando a manutenção e evolução, minimizando a ocorrência de erros semânticos e lógicos, totalmente na nuvem.

No YouTube existem inúmeros vídeos explicativos no canal da OutSystems.

Senhor Programador, se tiver um tempinho, não deixe ler sobre ele. É bem interessante. Se tiver interesse em aprender, acesse a plataforma de treinamento.

Grande Abraço

Etiquetas:, , , ,

Leave a Reply