Ontem no programa Profissão Repórter da Rede Globo foi abordado o tema de roubo através da internet. Durante a exibição eu estava lendo meus e-mails e encontrei exatamente uma das portas de entrada desses caras para sua casa.
Observe como a mecânica é simples e que pega muita gente:
1) Primeiro alguém te envia um e-mail se passando pelo site Submarino. Você pode clicar em qualquer lugar que vai para o mesmo destino:
2) Você observa as promoções milagrosas e resolve comprar então clica no anúncio. Abre um site bem parecido com o submarino com mais promoções surreais. Em tempos de crise econômica, como perder essa pechicha?! Espero, você clica para continuar.
3) E aí é que começa o melhor da captação, a hora que você coloca seus dados pessoais. Nessa hora deve ter um mundo de gente que está gritando: “- Ih, o otário vai comprar! Beleza!”. Mas você está vendo escrito que está sob modo seguro. Deve estar certo. Vou comprar! Decisão errada. Se comprou, nem precisa mais ler o item 4, vá a uma delegacia e comunique para minimizar seus problemas.
4) Como eu tenho medo, fui na URL (aquele endereço que fica lá em cima no navegador) e forcei o protocolo seguro. Era HTTP e coloquei HTTPS. Só isso. E aguardei.
5) O site não responde. Este site não tem protocolo seguro. Então, o que, diabos, você está tentando fazer?
6) E tudo poderia ter sido desmentido por você mesmo se tivesse acessado o site do Submarino para ver a diferença de preço.
7) Não acreditou? Então compra esta pechincha: http://52.26.241.222/cadastrar/548234287/MacBook-Air-MD712BZ-B-com-Intel-Core-i5-11-6-4GB-256GB-Flash-Apple

Carioca, arquiteto de soluções e desenvolvedor de software desde 1996. Atualmente moro em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.
“Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby.
The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.”