Certificados SSL gratuitos estão sendo gerados aos montes pela internet. A Let’s Encrypt é um órgão autônomo, livre e realiza a gestão de certificados públicos seguros de confiança. O serviço é provido através do Internet Security Research Group.

Qual a diferença em si? É o prazo de validade e o órgão que garante que as informações trocadas são verdadeiras. Os certificados gratuitos não validam as instituições em si, apenas o sítio da internet. Os certificados gratuitos possuem validade de até 3 meses e, a cada ciclo, precisam ser renovados.

O programador alemão Felix Arntz resolveu facilitar a vida dos programadores e administradores criando um plugin, também gratuito, para ambientes wordpress, o WP Encrypt, que não só executa a geração do certificado SSL como efetua sua auto-renovação.

A regra de certificação é simples. Se o seu domínio existir tanto no www como no endereço desejado, a certificação ocorrerá sem problemas. Descrevi dois casos sobre a regra que me acompeteram durante as execuções em ambientes de tipos diferentes.

Por exemplo:

  • Uma vez que precise configurar um domínio raiz, DOMINIO.COM, necessariamente este também deve ser alcançado em WWW.DOMINIO.COM.
  • Caso o certificado seja para um sub-domínio, por exemplo, SUB.DOMINIO.COM, necessariamente também deva ser alcançado em WWW.SUB.DOMINIO.COM.

Tendo a resposta correta através das duas etapas anteriores, clique no botão para registrar sua conta e, posteriormente, faça a geração através do último botão.

Ao final serão apresentados os caminhos reais do conjunto de arquivos necessários para o funcionamento da certificação. Use esta informação para preencher a informação de certificação. No servidor apache, por exemplo, a configuração do certificado Let’s Encrypt, ficou assim:

avm-ssl-wpencrypt

Realizada esta etapa, reinicie o seu servidor de páginas (sudo service apache2 restart).

Para finalizar a configuração do wordpress sob o ambiente seguro, indico também a utilização do plugin Really Simple SSL. Ele faz os updates necessários para o sistema rodar todo em SSL, multisite ou não, sem dor-de-cabeças.

Espero que ajude.

Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Grande abraço!

 

Etiquetas:, , , ,

Leave a Reply