Ouvi um relato de uma pessoa que foi sequestrada no Uber e gostaria de tecer uns comentários para que possam ajudar outras pessoas a não cometer o mesmo erro e andar com mais segurança.
Foi assim:
A moça com seu filho no colo pediu um Uber para ser transportada do local X para o local Y. O motorista estava demorando, então ela decidiu cancelar e solicitar outro carro. O motorista do carro 2 chegou e ele começou a pegar um trajeto para um destino Z. Depois de iniciada a viagem, quando a moça percebeu que estaria indo em itinerário diferente, este instaurou o assalto exibindo a arma. A assaltante pediu o celular da moça e procurou por aplicativos bancários. Com o aplicativo bancário foi se dirigindo às agências das instituições que têm aplicativos para ela efetuar vários saques.
Parei um tempo para analisar o problema e vi que não é exatamente problema do Uber. O sistema do Uber funciona e a falha de segurança que fez a moça entrar no carro não ocorreu no sistema Uber.
O que ocorreu?
- O bandido assaltou alguém que tinha um celular com o Uber instalado.
- Solicitou um Uber e assaltou o motorista.
- De posse do carro e do celular, também roubados, aceitou uma corrida.
- Era a corrida da moça.
Evidências:
- O Uber criou um aplicativo que precisa de cadastro do carro e da foto do motorista;
- O aplicativo precisa ser instalado no celular com uma série de tokens que chegam por SMS para validar que o celular é mesmo o que está sendo informado;
Onde estão as falhas de segurança?
- Os usuários deveriam ter obrigação de verificar se a placa e a foto do motorista são os do cadastro. SE NÃO FOR, NÃO ENTRE! Mesmo que o sujeito diga que é pai, irmão ou locatário do carro. NÃO ENTRE! Se for outro carro e/ou outra pessoa, é alguém que está burlando o sistema do Uber e usando para outros fins que não o que foi planejado, construído e oferecido a você.
- A Uber poderia criar uma pequena alteração para que as pessoas confirmassem a solicitação do serviço mediante uma senha, assim, mesmo o celular sendo roubado, a chance do bandido solicitar uma viatura seria mínima. Mas essa não existe (ainda) e a única e melhor opção é a anterior.
Espero que ajude na sua segurança!

Carioca, arquiteto de soluções e desenvolvedor de software desde 1996. Atualmente moro em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.
“Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby.
The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.”