A instalação padrão do WordPress requer que você tenha um banco de dados MySQL. Entretanto o desenvolvedor Kojima Toshiyasu criou um plugin (sqlite-integration) há alguns anos, que embora não estar mais disponível para download no sítio de bibliotecas do wordpress (Foi descontinuado em 29 de junho de 2019), permite alterar o motor de banco de dados para utilização de um banco local, o SQLite, que armazena um arquivo na estrutura do site onde seus dados são armazenados.

Para desenvolvedores que optam por criar um site sem complicação e sem custo adicional com banco de dados, esta é a opção.

Para desenvolvedores que desejam criar apenas sites estáticos, podem usar esta versão juntamente com o plugin WP2Static que realiza a geração do conteúdo do site.


Para que o sítio tenha uma boa performance, maior segurança e melhora na capacidade indexadora nos mecanismos de busca, indico um set de plugins que trazem retorno nas primeiras horas em ambiente produtivo:

  • Fast Velocity Minify
    Realiza a minificação dos recursos tornando o site servido menor.
  • Site Kit by Google
    Realiza toda a configuração de Google Webmaster, Google Analytics, Google Adsense e Google Insight de forma simples e descomplicada.
  • Yoast SEO
    Realiza toda a configuração e otimização para que o sítio tenha boa classificação perante aos mecanismos de busca e para que os resultados sejam exibidos da melhor forma.
  • Wordfence Security
    Sites wordpress possuem uma interface e estrutura muito conhecida pela comunidade o que permite que hackers possam estudar variadas formas de encontrar vulnerabilidades e obter o controle. Este plugin utiliza-se de técnicas de firewall por software que viabilizam proteção contra as técnicas mais comuns.
  • Disable REST API
    Por padrão, as novas versões do wordpress incluem um serviço web para integração e que acabam por expor informações publicamente que talvez não seja interessante.
  • Markup (JD-JSON)
    JD-JSON é um padrão de marcação de dados que favorece a indexação de conteúdo aos mecanismos de busca.
  • Rename wp-login
    Por padrão, o WordPress configura um endereço de entrada administrativa. Você sabe e quem tenta aceder ao seu site também sabe. Se quiser minimizar as chances, este é um excelente plugin.
  • WP Remove Query Strings From Static Resources
    Este é um excelente plugin de melhoria de performance no carregamento do site.
  • SEO Redirection
    SEO é a grande questão para uma ótima qualidade em indexação nos mecanismos de busca. Os maiores indexadores de conteúdo possuem uma área em que exibe relatório de acesso. Este plugin permite que você redirecione o visitante. É muito indicado, por exemplo, para redirecionar tráfego que estão a ocorrer para conteúdo inexistente (404).
  • UpdraftPlus – Backup/Restore
    Quem nunca teve problemas e precisou restaurar um site inteiro ASAP? Backup é sempre importante, e ter a possibilidade de restaurar de forma simples e descomplicada é ainda mais.

Para validar que o set de plugins realmente trazem benefícios ao seu sítio, considere realizar testes antes e depois de os utilizar nos mecanismos de análise WebPageTest, GT Metrix e Semalt.

O WebPageTest avalia a velocidade de carga e capacidade de resposta. O GT Metrix indica melhorias de configurações no servidor web e otimização de imagens e recursos com otimização mais fina. O Semalt avalia um conjunto de informações SEO que podem melhorar o ajuste.


Criei uma estrutura pré-configurada e que, até a presente versão, 5.4.2, a qual atualizei depois de instalado, a estrutura funciona perfeitamente.

Funciona sob ambiente windows e linux, com IIS, Apache ou outro que suporte a linguagem PHP.

Faça o download do script base aqui

Etiquetas:, , , , ,

Leave a Reply